Integração dos investidores e o crescimento elevado do mercado de Fundos Imobiliários
POR
Thiago Fleith Otuki (otuki)

top
Publicado em
27 / 07 / 2019
Foto Autor
Autor
Economista do Clube FII
Avaliações
1 Estrela 2 Estrela 3 Estrela 4 Estrela 5 Estrela
Integração dos investidores e o crescimento elevado do mercado de Fundos Imobiliários

Esse artigo é um pouco diferente. Vou descrever como minha trajetória no Clube FII me ensinou e reforçou algumas lições como investidor fruto dessa integração (debate de ideias) diferenciada que existe no mercado de Fundos Imobiliários. Vou citar números que ilustram bem o crescimento expressivo dos FIIs e também fazer um convite especial. Como vou comentar adiante, aprender e interagir com os demais investidores é algo enriquecedor. Fica o convite para todos participarem do FÓRUM GRI CLUB FUNDOS IMOBILIÁRIOS! Saiba mais sobre o evento e se inscreva.


Então, no início do segundo semestre de 2017, pouco depois de lançar a primeira edição do nosso curso online de Fundos Imobiliários, apresentei para a equipe do Clube FII o projeto do Blog. No mesmo momento, havia publicado o artigo “Perspectivas para o Mercado de FIIs – O que as variáveis macroeconômicas sinalizam para os investidores de Fundos Imobiliários”, com o objetivo de iniciar o meu trabalho como economista na empresa. Nossa proposta com o Blog sempre foi criar um espaço editorial aberto, plural e independente, entretanto, “demorou” um ano para que o primeiro colaborador externo publicasse um artigo em nosso site.


Iniciei o artigo dessa forma para ilustrar o crescimento expressivo da indústria ou “ecossistema” de Fundos Imobiliários. Digo ecossistema, pois envolve atores diversos como administradores, gestores, corretoras, analistas, produtores de conteúdo, mídia tradicional e, evidentemente, os investidores. Converso com esses atores todos os dias e é impressionante o aumento do interesse pelo tema FIIs e, a cada dia, cresce também o número de profissionais/empresas dentro dessa indústria. O Blog é um desses indicadores pois, hoje, temos a colaboração de gestores e especialistas de peso publicando com frequência nesse espaço.


Em resumo, temos um crescimento tanto do lado da demanda (cada dia mais investidores) como do lado da oferta (gestores aumentam capital ou lançam novos fundos). Veja a evolução, nos últimos onze meses, a partir dos dados publicados no Boletim do Mercado Imobiliário da B3. Um crescimento realmente expressivo!

Estatísticas
Fonte: Boletim do Mercado Imobiliário B3 (Nº 71|2018 e Nº 79| 2019) / Elaboração: Clube FII (2019)

*O último boletim disponível (Nº 79) não computava as ofertas em andamento até o mês de junho (2019). Segundo dados da B3, a estimativa de número de ofertas acumuladas até junho de 2019 é de 37 ofertas.

Como já comentei em artigos, lives e nas diversas entrevistas que tive o prazer de apresentar no Clube FII Entrevista, já tenho contato com os FIIs desde 2011, mas, nesses últimos 2 anos, foi uma intensa imersão no mundo dos Fundos Imobiliários. Nesse período, aprendi e identifiquei características únicas nesse mercado. Vejo que é importante para todos que investem ou desejam investir em FIIs:


1) Ter a atitude de começar: vejo como a grande barreira inicial pois a maioria, mesmo depois de compreender a necessidade de alocar parte da carteira em renda variável, ainda tende a procrastinar. O importante é dar o primeiro passo, sair da zona de conforto...iniciar. Comece com poucos recursos até compreender melhor o mercado e ter maior confiança;


2) Ter disciplina e regularidade: após quebrar a barreira inicial, vejo que o segundo desafio é realizar aportes regulares e ter a disciplina para suportar as oscilações de mercado e um possível resgate total por aversão ao risco ou mesmo por necessidade de recursos devido a eventos que todos passam em algum momento (casamento, filhos, transição de carreira etc);


3) Estudar sempre: praticamente um consenso entre investidores de Fundos Imobiliários é a tese que é necessário estudar e avaliar os fundamentos com muita atenção antes de investir. O importante também, caso seja iniciante em renda variável, é aprender os fundamentos básicos do mercado imobiliário e normas de funcionamento do mercado de bolsa;


4) Aprender e interagir com os demais investidores: este ponto não é “obrigatório”, mas considero importante no processo de evolução como investidor e ganho de confiança. Os fóruns do Clube FII criam esse ambiente de interação, debate de ideias, pluralismo e aprendizado. Entretanto, mesmo que em poucas oportunidades, o encontro e o debate presencial são muito enriquecedores.

Para àqueles que valorizam e gostam desses encontros com especialistas e demais investidores fica o convite para um evento de grande porte e focado em Fundos Imobiliários. O GRI Club com apoio do Clube FII está promovendo o “FÓRUM GRI CLUB FUNDOS IMOBILIÁRIOS”. E a grande novidade é que os assinantes FII DATA PLUS terão o direito de comprar os ingressos com grande desconto. Ainda vamos sortear entre os participantes do evento 3 pacotes de descontos no valor de 1.000 reais para adquirir em produtos e serviços do Clube FII!

O GRI Club é um clube global que reúne os maiores e principais players de setores imobiliário, varejo e infraestrutura. O GRI conecta as lideranças desses segmentos contribuindo para a construção de relacionamentos e oportunidades reais de negócios. Mais de 4.000 executivos participam anualmente das reuniões e encontros em vários países.


Com o objetivo de fomentar a indústria de Fundos Imobiliários no Brasil, o GRI decidiu produzir um evento focado nesse tema e destinado para o investidor individual (pessoa física). É uma oportunidade única para os investidores participarem e assistirem os principais especialistas em FIIs do nosso mercado e interagirem com a grande comunidade. Serão mais de 1.000 participantes nessa edição do evento que já é considerado o principal encontro de FIIs do Brasil.


O Clube FII terá um painel com Rodrigo Cardoso de Castro (CEO e sócio-fundador Clube FII), João Pádua (Diretor executivo Clube FII) e Arthur Vieira de Moraes (apresentador do programa Fundos Imobiliários do InfoMoney). Aproveite essa oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos e debater com uma grande comunidade de investidores. Esperamos você lá!


Obrigado e até a próxima!


O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.