Fundos Imobiliários Vs Ações - Invista em Renda Variável com menor Risco
Thiago Fleith Otuki (otuki)

27 / 11 / 2017
Economista do Clube FII
O Fundo Imobiliário (FII) é uma classe de ativo com características diferenciadas pois, apesar de ser classificado como renda variável, possui um fluxo regular de rendimentos o que, muitas vezes, pode confundir o investidor. Podemos afirmar que o FII não é de forma alguma ativo de renda fixa, pois tanto os preços das cotas como os rendimentos (dividendos) podem apresentar variações bruscas (volatilidade). Quando escutamos a palavra “renda variável” logo associamos ao mercado de ações e derivativos e sua forte oscilação diária. Entretanto, no caso dos FIIs, mesmo negociado no mercado de bolsa e no mesmo ambiente das ações, podemos afirmar que esses fundos, na média, tem um risco bem inferior aos demais ativos com a mesma classificação como ações, opções e demais derivativos vinculados a moedas e commodities.
A menor volatilidade faz sentido, pois os FIIs têm ativos reais (imóveis) como lastro (exceto nos casos dos fundos compostos por CRIs). Os imóveis são ativos com forte capacidade de geração de caixa (renda de aluguel), corrigidos pela inflação, normalmente uma distribuição mais previsível do que as ações e uma oferta de curto e médio prazo inelástica. Com o ambiente macroeconômico totalmente diferente de alguns anos atrás onde tínhamos uma elevada taxa de juros, hoje, com uma Selic fechando 2017 a 7,0% e títulos de renda fixa com maturidade longa também rentabilizando menos os investidores, a busca por oportunidades no mercado financeiro têm demandado um grande esforço.
Os dados mostram que os FIIs são excelentes ativos para compor uma carteira de investimentos que tenha como o objetivo uma rentabilidade mais próxima de um ano atrás (composta somente por renda fixa devido a elevada taxa de juros), mas claro que com uma adição de risco. Nesse patamar de juros é necessário adicionar ativos de renda variável, mas para investidores avessos ao risco, FIIs que possuem um risco menor do que ações é uma ótima alternativa. Veja nos gráficos que em 2017 não somente o risco dos FIIs (medidos pelo IFIX) forem menores do que as ações (medidos pelo Ibovespa), mas o retorno também foi maior. Como base de referência também listei o CDI (taxa de juros de referência no mercado) e o IMA-B (índice composto por títulos públicos Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B) que pagam uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA.
Risco Volatilidade Anaualizada
Fonte: Rio Bravo Investimentos (novembro/2017).
Retorno Acumulado 2017
Fonte: Cetip, Anbima e B3 (2017) – Rentabilidade acumulada até o dia 24/11/2017.
Se você tem interesse em compreender em maior profundidade o cenário econômico que sustenta o excelente retorno dos Fundos Imobiliários em 2016 / 2017, sugiro a leitura do artigo de minha autoria publicado em junho deste ano (“Perspectivas para o mercado de FIIs - O que as variáveis macroeconômicas sinalizam para os investidores de fundos imobiliários”.

Um abraço e até o próximo artigo!

Home-Office (“HO”) e seus impactos nos escritórios
O momento particular pelo qual passamos atualmente afeta a todos de maneiras distintas e de acordo com nossas particularidades. O distanciamento social causado pela COVID19, principalmente nas grandes capitais do país, tem afetado a forma como as pessoas se relacionam no trabalho, lazer, entre outros aspectos. Além desta mudança abrupta nas relações com o mundo exterior, dentro de nossas próprias casas há uma alteração importante da rotina familiar com, por exemplo, o fechamento de escolas e ausência de prestadores de serviço que habitualmente contribuiam para a rotina familiar.
Bruno santos
28 / 07 / 2020 5 min de leitura
FIIs mais descontados pelo Caixa
Neste artigo eu vou ensinar como analisar desconto em Fundos Imobiliários baseado no Caixa existente.
Em Abril, eu cheguei a escrever uma anomalia que era nítida no mercado de Fiis, com relação ao Fundo Imobiliário QAGR11. Naquela época chegamos a um ponto em que o Fundo valia menos que a sua posição em Caixa.
Daniel Nigri
12 / 07 / 2020 5 min de leitura
Um novo mundo corporativo
Há cerca de 5 anos, o cenário dos prédios corporativos de alto padrão não era o dos mais animadores. Havia muito espaço desocupado, o que, em termos do mercado, se resume em alta taxa de vacância. Já em meados de 2016, nas principais regiões comerciais de São Paulo, cerca de 23% de todos os m² disponíveis, estavam vazios, segundo informações da SiiLA Brasil (Sistema de Informação Imobiliária Latino Americano).
Giancarlo Nicastro
22 / 06 / 2020 5 min de leitura